Rotary Dumper - O Tombador de vagões...
- Fernando Franco
- 19 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
O Conceito

Essencialmente a maquete é composta de um oval na parte inferior e um ponto a ponto na parte superior.
Na concepção inicial eu pretendia simplesmente fazer pátios para manobras e indústrias em pontos intercalados do percurso, mas observando a disposição e "matutando" no que poderia fazer de diferente, percebi que poderia utilizar os dois níveis da maqeuete de maneira mais elaborada, o que ao meu ver enrriqueceria o trabalho!
A idéia é contruir uma "Mineradora" no nível inferior, onde será feio o carregamento real de minério (Carvão Ativado retirado de filtros de água usados) e uma "Indústria" ou "Siderúrgia" que consuma o carvão no nível superior, onde será feito o descarregamento real.

Devido à diferença de altura entre os níveis, o material descarregado em cima, pode "cair" no recipiente de carregamento embaixo, e assim o sistema se fecha!
As composições sobem cheias e descem vazias. O material utiliza a gravidade para voltar ao seu local de origem!
Esse "motivo" contribui para a complexidade das operações na maquete, o que deixa o hobby mais interessante do que pura e simplesmente deixar os trens rodando.
O caminho foi interessante, e vou demostrar rapidamente os passos!
Primeira Tentativa
O fato é que nesse pátio, localizado no nível superior da maquete, eu "queria" efetivamente "descarregar" vagões de carvão, e para isso eu necessitava de um Tombador de Vagões. A idéia inicial foi conceber essa engenhoca!
Utilizando madeira, um drive de CD usado, um motor de limpador de parabrisas, 2 chaves H e uma fonte de PC, montei uma estrutura cujo objetivo é segurar o vagão, tombá-lo para o descarregamento, voltar à posição inicial e soltar o vagão!

A idéia era boa e funcional, mas iria ocupar muito espaço na maquete e a parte mecânica era muito grande. Também ficaria muito difícil decorar a estrutura para ficar parecido com algo real!
Segunda Tentativa
Parti para uma outra idéia, utilizando uma ponte Frateschi, dois servo motores e um Arduino, tentei reduzir o espaço utilizado e manter a funcionalidade do tombador.

A traquitana funcionou, mas ainda assim ocupava muito espaço e o comportamento dos servos não agradaram, pois seu movimento não era legal, mesmo reduzindo a velocidade na programação no Arduino ele dava "pulinhos" na mudança de posição.
Terceira Tentativa - Bingo !!!

Realizando algumas pesquisas na internet, percebi que estava tentando reinventar a roda, pois já existia um kit para montar no mercado, similar aos tombadores reais existentes nas ferrovias.
O kit #933-3903 da Walthers foi originalmente concebido para o descarregamento de "aparas" ou "madeira triturada" em fábricas de papel.
Para ser utilizado com esse kit, a fabricante desenvolveu um vagão com o engate que possibilita o giro do vagão sem o seu desengate da composição.

Vamos falar um pouco sobre o Kit
Mais detalhes sobre o Kit você encontra na página da Walthers Cornerstone:
Caso queira, também pode baixar o manual de montagem clicando na foto abaixo.
Para os minimalistas que desejam operar esse kit sem desengatar os vagões, seguem mais informações:
Esse é o comportamento dos engates que giram, "Rotary Couplers" !

Se você utilizar os vagões da Walthers - que terão as medidas exatas do virador - e os engates rotativos - se utiliza 1 peça fixa e outra com rotação - você poderá passar com a locomotiva por dentro do virador e ir "tombando" um a um, sem desengate!
Onde encontrar esses engates?

Eles são fabricados pela Sergent Engineering
Em minhas pesquisas encontrei um projeto bem bacana de automatização de um kit semelhante a este, e acho interessante você também dar uma olhadinha!
Realmente um toque de realidade!
Nos próximos post´s irei abordar as alterações e adaptações necessárias para o funcionamento em minha maquete e com os vagões da Frateschi.
Abraço a todos!
Fernando Franco